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domingo, 20 de junho de 2010

Como elaborar um resumo?

Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:

Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários

Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto

Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.


O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha

Resumo descitivo:Também conhecido como abstract (resumo, em inglês), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc. Um bom exemplo deste tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais. Ali você tem apenas uma idéia do enredo de que trata o filme.

Resumo informativo:Também conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. Um bom exemplo disto são os resumos de trabalhos científicos publicados nos anais de congressos, como os da SBPC (link para os resumos da SBPC: http://200.177.98.67/sbpc/53a/lista.exe?TIPO=RA ) A principal utilidade dos resumos informativos no campo científico é auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliográficas [link para pesquisa bibliográfica]. Imagine-se procurando textos sobre seu tema de pesquisa. Quais você deve realmente ler? Para saber isso, procure um resumo informativo de cada texto.


Sua elaboração requer atenção e boa dose se percepção das mensagens importantes. O resumo deve recontar as opiniões e ideias do autor da obra resumida, sem a opinião ou visão crítica de quem o resume.

Existem dois tipos de resumo:

Indicativo (apenas indica principais tópicos de determinado texto ou obra)

Informativo (informa características de determinado texto ou obra)

Para que você faça um resumo com segurança, siga esses passos:

1. Leia atentamente o texto e assinale as ideias que você julga principais.

2. Releia o texto por parágrafos e assinale as palavras chaves dos
mesmos.

3. Resuma baseado nas palavras-chaves parágrafo por parágrafo.

4. Releia o texto, corrija as informações e gramática.

5. Faça o resumo de todos os parágrafos de maneira coesa e objetiva.

O resumo requer as suas palavras reproduzindo exatamente a opinião e visão de seu autor original, não esqueça!

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